segunda-feira, 19 de abril de 2010

OS BANTU

OS BANTUS
O termo bantu define um grupo linguístico composto de mais cinquenta milhões de pessoas dividido em diferentes etnias. Cada etnia possui elementos culturais e linguísticos comuns a todos, mas também especificidades mais ou menos características que as distingue das demais. Os bantus estão espalhados por um terço do continente africano, desde o Sudão até a cidade do Cabo na África do Sul, do oceano atlântico ao oceano índico, e totalizam um total de 450 línguas aparentadas segundo J. Greenberg.
Essas línguas antes chamadas, línguas cafres, e em seguida foram nomeadas por Willem Bleek (1827-1875) de línguas ba ntu (em duas palavras)
ntu : cabeça ; ba ntu : as cabeças e as pessoas.
Mu ntu – uma cabeça
Mu ntu – designa uma pessoa, uma cabeçaDevido as mudanças climáticas e as atitudes ancestrais, os bantus sairam de seu lugar de origem entre o atual Camarões e a Nigéria, em direção ao sul.
Datas : Acontecimentos comuns ao mundo Bantu8000 – período de extensão do Sahara5000 Os grupos humanos falantes das línguas bantu iniciam as migrações4000 a 2000 – Expansão, ocupação da floresta2800 – Os povos caçadores-coletores vivem ainda no sul do Sudão
1600 a 500 – Ocupação da bacia do Rio Zaire, (bacia do Congo e do Equador)100 – Os povos bantu campeiam por toda a África Central e do SulA agricultura confere aos Bantu uma superioridade numérica sobre os povos caçadores-coletores.500 antes de Cristo a 750 depois de Cristo – Fim das migrações bantu em África austral.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sou de opinião que os estudos ainda em progresso são m,uito importantes mas,as entidades devem passar mais estas informações natelevisão de uma forma mais aprofundada e de simples compreenção par que chegue aos ouvidos de todos. Devem também passar nas várias linguas existentes.